sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O jovem autista/artista. - 2° ato

"O jovem autista/artista (ou O outro lado)".


Um dia conheci um jovem autista. Estava eu, sentada, a olhar pr'um céu aparentemente sem estrelas. Ele, olhando as estrelas aparentemente sem céu. Interroguei-me sobre o porquê de tamanha loucura, e então compreendi: Era um jovem autista. Seriam eles mais felizes que nós? Não sei, não sei.
Só sei que ele se virou para mim e disse: Dê cá um pouquinho de teu céu que eu te darei um pouquinho de estrela. Então a desconfiança me tomou por completo, mas apesar disso a ingenuidade continuava lá, intacta. Olhei demoradamente para ele, um demorado que para qualquer pessoa normal seria de uma 'brevitude' descompassada. Para mim era demorado. Ponto. Olhei, olhei. Então tomei um gole de coragem e disse: Pois bem. Troquemos então. Mas existe uma dúvida. e se a estrela morrer?

Foi então que a resposta mais assustadoramente doce e esperta de toda minha vida foi dita. E dita de um pulo só: É simples. Se ela morrer, então todo teu céu se encherá de pequenas estrelinhas.
Eu, aparentemente na maior contradição da minha vida, disse: Então é assim? Ela é uma estrela semente?
O jovem, que até então não tinha olhado para mim, finalmente saiu um pouco de um transe meio louco e olhou-me. Olhou. Olhou. Olhou e parecia que eu era de fato uma de suas pequenas estrelas. Então, disse: Sim. Tem que morrer pra germinar.
Eu, que sempre me achei um pouco perturbada do juízo, entendi todo o universo. As interrogações rapidamente se tornaram exclamações furiosas e ao mesmo tempo doces, docinhas que nem açúcar. Fiquei pensando acerca do assunto por questões de horas,
até que enfim pude acordar.
Acordei e dancei. Dancei como nunca. Mas nunca havia dançado. Era a dança das questões resolvidas. Não havia mais dúvidas. Tinha achado meu lugar. Corri à porta do quarto, e nunca mais voltei; fiquei no céu. E o céu ficou em mim: Estrela.






*texto de Taciana Barreto.

http://tacianabarreto.blogspot.com/2009/09/o-jovem-autistaartista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário